quarta-feira, 13 de maio de 2009

SANTOS DOS DIAS 9 A 12 DE MAIO E BÊNÇÃO DA SEMANA

9 de Maio

São Pacômio


Origem: Wikipédia, a enciclopédia livre.


São Pacômio (c.
292-348), também conhecido como Abba Pacômio, é geralmente reconhecido como o fundador do monasticismo cenobita.

Seu dia é celebrado em
9 de maio.
Nasceu em
292 em Tebas, no Egito, de pais pagãos. Contra sua vontade foi alistado no exército romano quando tinha 20 anos, e mantido em cativeiro. Ali conheceu cristãos que alimentavam os famintos e consolavam os aflitos, o que causou forte impressão nele, fazendo um voto de investigar mais a fundo o Cristianismo quando saísse de lá. Por fim conseguiu sair do exército sem ter lutado, converteu-se e foi batizado em 314. Então conheceu alguns ascetas e decidiu seguir o mesmo caminho, procurando por Palemon e tornando-se seu discípulo em 317.


Estabelecendo uma ermida próximo ao local onde vivia
Santo Antônio do Egito, passou a imitar suas práticas. Na época um outro asceta, Macário, havia criado comunidades, chamadas larves, ou celas, onde os devotos, homens ou mulheres, podiam viver juntos sem contudo seguir os rigores solitários de Santo Antônio, e Pacômio aperfeiçoou este sistema, estabelecendo uma organização formal sob a supervisão de um abade. Pacômio passou a ser então conhecido como Abba, ou pai, e a palavra abade daí deriva.
O primeiro destes mosteiros primitivos foi estabelecido entre
318 e 323 em Tabennisi, no Egito. O primeiro a se juntar a ele foi o irmão João, e logo outros cem monges estavam vivendo na comunidade.

Depois Pacômio fundou mais sete outros locais de convivência para homens e um para mulheres, e depois do ano de
336 ele passou a viver a maior parte do tempo no mosteiro de Pabau. Na data de sua morte outros 3 mil mosteiros já existiam em todo o Egito. Uma geração depois já eram mais de 7 mil, e haviam se espalhado pela Palestina, o deserto da Judéia, a Síria, o norte da África e mesmo a Europa.
Uma ocasião foi visitado por
Basílio de Cesaréia, que usou muitas de suas idéias e sistema para criar a Regra Ascética, ainda em uso pela Igreja Ortodoxa, um sistema comparável à Regra de São Bento aplicada pela Igreja Católica. Nem os monges de São Pacômio nem ele próprio se tornaram sacerdotes, preferindo viver sua vida como ascetas.

Santo Atanásio tentou ordená-lo em 333 mas Pacômio fugiu dele. Faleceu provavelmente de peste em 9 de maio de 348, com uma reputação de grande santidade. É comemorado em mais de uma confissão cristã. Deixou alguns sermões escritos em copta.




São Pacômio, rogai por nós!





10 de Maio

Santo Antonino (bispo)



Neste dia, lembramos um grande santo que nasceu na Itália, no ano de 1389, cujo nome de batismo era Antônio e, que ficou conhecido como Antonino, devido a sua estatura.

Pertencente a uma família nobre, Antonino caminhou para os estudos de Direito, mas devido ao forte chamado do Senhor, tomou a decisão de ser religioso. Encontrou certa dificuldade para ingressar nos Dominicanos, mas com humildade e perseverança superou as barreiras e expectativas, pois por sua radicalidade na vivência do Evangelho, tornou-se um exemplo como religioso. Obediente à regra e perseverante, começou a ocupar grandes responsabilidades de serviço, chegando a Superior.

Convocado pelo Papa, Antonino, o pequeno gigante, foi chamado para ser bispo e logo arcebispo de Florença. Cheio do Espírito Santo, trabalhou com prudência e energia contra tudo o que atrapalhava as famílias e, por isso sofreu muito, mas por uma causa justa, ou seja, para levar a muitos para Deus. Entrou na Igreja triunfante com 70 anos.



Santo Antonino, rogai por nós!


11 de Maio

Santa Maria Bertilla Boscardin (virgem e religiosa)

Santa Maria Bertilla, que nasceu em Vicenza, na Itália, em 1888, numa família de camponeses. Quando jovem serviu a Igreja como catequista de crianças. Chamada por Deus, entrou para as Irmãs Dorotéias dos Sagrados Corações. Na sua comunidade ocupou trabalhos de limpeza, lavanderia, cozinha e outros, que foram instrumentos de santidade para si e aos outros, já que assumiu tudo com amor. Formada como enfermeira, pôde colocar em ação a sua caridade, uma vez que teve que enfrentar a Primeira Guerra Mundial.

Transferida para perto de Milão, Santa Maria voltou para seus trabalhos em Vêneto, onde viveu para os outros e glorificando a Deus, até pegar uma doença e da misericórdia do Senhor recebeu a recompensa da Glória, isto com apenas 34 anos.


Santa Maria Bertilla Boscardin, rogai por nós!



12 de Maio

Nereu, Aquiles e Pancrácio (mártires)

Celebramos a santidade de vida de três mártires da fé, que causaram grande impacto no cristianismo, já que deram sua vida por amor ao Cristo: Nereu, Aquiles e Pancrácio.

Nereu e Aquiles viveram no século III e foram severamente torturados, morreram durante a perseguição militar, com a qual deu início a era de Diocleciano. Uma das marcantes representações de martírio, é a gravura de Santo Aquiles atingido pelo verdugo.

Sobre Pancrácio, sabemos que herdou dos pais a fé, coragem e admiração do imperador; agora ao tornar-se órfão teve que morar com um santo tio chamado Dionísio, que morreu mártir antes do sobrinho. Diante da perseguição promovida pelo imperador, Pancrácio, que era muito jovem, começou a ver pessoas testemunhando Jesus até o sangue, como o seu tio e amigo.

Persuadido pelo próprio imperador, que recordava o amor aos pais, São Pancrácio manteve fiel a Jesus, mesmo diante das promessas e ameaças de morte.Portanto, com apenas 15 anos, São Pancrácio soube dizer ‘não’ ao poder opressor e ‘sim’ à Vida Eterna, na qual entrou depois de ser decapitado, ou seja, martirizado com Nereu e Aquiles.


Santos Mártires Nereu, Aquiles e Pancrácio, rogai por nós!


OBS.: Não se esqueçam que a bênção de hoje e amanhã será muito especial! Por estarmos comemorando hoje o dia da aparição de Nossa Senhora em Fátima, a bênção será sobre todas as mães (seja casada, solteira, viúva, divorciada...), com a unção do óleo bento, para que as mães sejam reconfortadas pelo amor do Pai e de Maria, a Mãe de todas as mães!

Amanhã postarei sobre Nossa Senhora de Fátima, começando assim, as postagens sobre as aparições de Nossa Senhora!

Que Deus abençoe a todos nós! Amém!

Nenhum comentário:

Postar um comentário